O que provoca as infecções vaginais?

Infecções vaginais.

Algumas infecções vaginais são provocadas por um fungo (uma forma de fermento) denominado Cândia, que aliás está presente em nosso organismo. É importante salientar que esse fermento não é do tipo dos fermentos utilizados na culinária. Esses fungos são pequenos microorganismos que normalmente vivem em pequenas quantidades na pele, no tubo digestivo e na vagina. Normalmente, a cândida não gera prejuízos à saúde. No entanto, a utilização de antibióticos e/ou contraceptivos, casos de gravidez, menstruação e diabetes, por exemplo, podem causar uma multiplicação da quantidade de cândida na vagina, causando uma infecção.

As infecções vaginais normalmente atacam justamente naqueles dias. Os sintomas podem ser:

  • Um fluxo vaginal branco e espesso (como o requeijão, por exemplo).
  • Irritação e comichão ao redor da vagina.
  • Inchaço da vulva.
  • Incômodo ao urinar e nas relações sexuais.1

Obs.: Bactérias, protozoários e outros fungos também podem causar infecções vaginais e apresentar sintomas diferentes dos causados pela Cândida.

Bibliografía

1 beinggirl.com, "What is a yeast infection?" http://www.beinggirl.com/en_US/pages/questiondetail.jsp?ContentId=ASK21, 2006; and Tampax.com, "What is a yeast infection and how do you get it?" http://tampax.com/womenshealth2.php?section=2&topic=1&page_article=1&page_askiris=1&id=2, 2006.

PRIVACIDADE BBB OnLine